A peroba d'água é uma árvore com até 12 m de altura. Sua copa é alongada e rala, com flores amareladas e seu tronco possui casca fissurada e cinzenta. Por ser uma espécie de rápido crescimento, é utilizada para recomposição de florestas em áreas degradadas. Sua madeira é utilizada na confecção de embalagens leves, brinquedos, cabos de vassouras, réguas e contraplacados.
produtos madeireiros (brinquedos, cabo de vassoura, embalagens, mourões, construção civil, carvão, lenha) 1
Etnobotânica & História
Na região de Nazaré Paulista, essa espécie é tradicionalmente utilizada para carvão e mourão. A peroba d'água se reproduz facilmente em áreas abertas de antigas florestas e também em pastos e beira de estradas, como afirma o morador da região: “Essa árvore nasce em todo lugar, até em pensamento de gente!”
Os frutos devem ser coletados diretamente da árvore, após o início de sua abertura natural. Os ramos com frutos devem ser cortados e batidos em uma lona para facilitar a abertura dos frutos; em seguida devem ser secados ao sol para liberar sementes.
1 LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 1 ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2009. v. 3.
2 STEHMANN, J. R .; MENTZ, L. A.; AGRA, M. F.; VIGNOLI-SILVA, M.; GIACOMIN, L. Solanaceae. In: Lista de Espécies da Flora do Brasil. Rio de Janeiro: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB14713>. Acesso em: 7 jun. 2013.
3 STEFANO, M. V.; CALAZANS, L. S. B.; SAKURAGUI, C. M. Meliaceae. In: Lista de Espécies da Flora do Brasil. Rio de Janeiro: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB10001>. Acesso em: 13 jul. 2013.