A História em Quadrinhos é um recurso didático interessante para ensinar conceitos, procedimentos e atitudes em diferentes disciplinas, seja no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio. Os “causos” contados por moradores de Nazaré Paulista podem ser a fonte de inspiração e a motivação que alunos e professores precisam para iniciar um projeto didático muito importante.
Os conteúdos de Língua Portuguesa apresentam estreita relação com os usos efetivos da linguagem nas múltiplas práticas discursivas como as práticas de escuta de textos orais e de leitura de textos escritos, de produção de textos e de análise linguística. Isso significa que também são conteúdos da área das Linguagens e Códigos os modos como, por meio da palavra, a sociedade vem construindo suas representações a respeito do mundo.
O trabalho desenvolvido a partir dos temas transversais Pluralidade Cultural e Meio Ambiente demanda participação efetiva e responsável dos cidadãos, tanto na capacidade de análise crítica e reflexão sobre os valores quanto nas possibilidades de participação e de transformação das questões envolvidas.
No site Flora Regional, o conteúdo das histórias e o levantamento etnobotânico remetem à questões sociais contemporâneas, que tocam o exercício da cidadania. Dessa forma oferecem inúmeras possibilidades para o uso vivo da palavra, permitindo muitas articulações com a área de Língua Portuguesa, como:
Neste momento os professores (Arte e Português) apresentam aos alunos as tarefas e os estudos que realizarão, o cronograma de execução, os objetivos e os materiais que serão disponibilizados.
Este é também o momento de conhecer as Histórias contadas pelas comunidades tradicionais de Nazaré Paulista sobre espécies de árvores nativas da região no site Flora Regional. É possível ler e ouvir as entrevistas, que podem ser selecionadas por temas ou pelo interesse em determinada espécie da árvore citada pelo entrevistado.
É importante pesquisar os conhecimentos prévios dos alunos sobre Histórias em Quadrinhos, apresentá-los à história e aos principais artistas no Brasil e no mundo.
Após ler ou ouvir e selecionar a história no site, cada aluno ou grupo de alunos deve construir sua tira em quadrinhos. Neste momento os professores em diferentes disciplinas avaliarão as competências, habilidades e dificuldades apresentadas pelos estudantes e estabelecer quais atividades deverão ser empregadas nas aulas para a elaboração do produto final.
O projeto de tira em quadrinhos está previsto no Currículo Oficial do Estado de São Paulo de Português no Ensino Médio e, neste caso, abrem-se inúmeras possibilidades de interdisciplinaridade com História e Sociologia, por exemplo. Para essas disciplinas o conteúdo das histórias do site pode ser visto como fonte histórica e de memória da população tradicional.
O contato com as histórias pode gerar uma análise sobre como ocorrem os processos de construção da identidade com populações que vivem em zonas rurais, bem como o estudo dos valores culturais e simbólicos presentes na sociedade.
Nos anos/séries do Ensino Fundamental a produção de Histórias em Quadrinhos a partir das histórias do site pode ser a meta para um projeto de Língua Portuguesa, Arte ou para projetos interdisciplinares em que inúmeras competências e habilidades poderão ser desenvolvidas.
Em Português, estão previstos para o Ensino Fundamental os estudos de traços característicos de textos narrativos e relatos (enredo, personagem, foco narrativo, tempo, espaço). Os relatos poderão ser lidos, ouvidos e transcritos pelos estudantes do 7º ano, num estudo de oralidade da linguagem nazareana como um elemento importante de identidade cultural. As transcrições serão exercícios de comparação entre a linguagem coloquial e a linguagem padrão.
As entrevistas do site Flora Regional podem ser usadas também para o estudo de “diálogos” pelos estudantes do sexto ano. Após ler e ouvir as histórias espera-se que eles estejam mais habilitados para a escuta de textos narrativos em diferentes situações de comunicação e para a análise dos aspectos relacionados à produção e escuta do texto oral, sempre com foco na interpretação das histórias.
A avaliação dos conceitos, procedimentos e atitudes no uso da linguagem pode ser realizada através de provas escritas e orais. Dessa forma os professores podem comparar esses resultados com as produções iniciais.
Além das provas, há ainda a possibilidade de avaliar os estudantes pelo envolvimento na produção de peças de teatro e fantoches. Existem profissionais especializados em Histórias em Quadrinhos e teatro que podem ser convidados a assessorar professores e alunos em suas produções. A organização de uma grande exposição de todos os trabalhos para a comunidade escolar, inclusive com a participação dos “personagens da vida real” - os moradores entrevistados - encerraria esta fase de ensino e aprendizagem.