Em conjunto com as outras áreas de conhecimento trabalhadas na escola, na área de Arte pode-se problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber o meio ambiente, entre outros temas locais definidos na organização escolar.
A elaboração e apreensão de noções, princípios e valores pelos alunos sobre as práticas de arte e questões emergentes do processo sociocultural se faz na interação com os professores. A natureza apresenta-se como fonte de conhecimento para a criação artística, por intermédio das imagens, formas, cores e sons presentes no ambiente natural. O caráter ativo-receptivo desse encontro cria um universo particular de interação entre indivíduo/natureza e cultura, onde se estabelece um diálogo estético e artístico.
Esta sequência didática orienta para o desenvolvimento de atividades escolares, preferencialmente, dirigidas aos estudantes do sétimo ano do ensino fundamental.
Inicialmente é feita a apresentação do site Flora Regional aos estudantes, bem como a apresentação da proposta de atividade, cronograma de execução, objetivos e materiais a serem disponibilizados. Em Nazaré Paulista especificamente, esta atividade pode ocorrer sempre após a caminhada na trilha (Projeto Nascentes Verdes Rios Vivos), onde os monitores orientam os estudantes para a observação de algumas espécies de árvores da Mata Atlântica e os seus principais usos. Este conteúdo também está presente no site, nos resultados do Histórico produzido por pesquisadores a partir de entrevistas com membros da comunidade, que vivem próximos ao local da trilha, em Nazaré Paulista.
Para os educadores que estão em outras cidades, saibam que em qualquer outra localidade é possível levar os estudantes para observar árvores em praças ou parques e a consulta ao site acontecerá na Lista de espécies para arborização urbana. É possível que também existam histórias sobre as espécies escolhidas.
O professor de Arte pode orientar a produção de desenhos de árvores ou de partes de árvores como folhas, flores, frutos, sementes, pedaços do tronco.
A partir da observação das fotos no site (relacionadas preferencialmente às árvores observadas na trilha, praça ou parque), os estudantes podem realizar os seus primeiros DESENHOS DE OBSERVAÇÃO E DE MEMÓRIA, atividade prevista no Currículo Oficial do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental.
Ao desenhar as partes da árvore e observar atentamente as estruturas reprodutivas, por exemplo, é possível a realização de um trabalho paralelo com o professor de Ciências. Nesta disciplina, no sétimo ano do Ensino Fundamental, estão previstos os estudos sobre os seres vivos, incluindo a diversidade de plantas, com os seguintes conteúdos específicos:
Ainda de forma interdisciplinar, há a possibilidade de associar os desenhos de partes das árvores aos usos atribuídos pela comunidade. A leitura ou audição das histórias pode enriquecer aulas de Português e História. Como os textos estão transcritos, exatamente como foram falados pelos integrantes da comunidade, existe a possibilidade do estudo comparativo da linguagem informal e formal.
É hora de avaliar o que foi aprendido nas atividades e expor os trabalhos para a comunidade escolar.
A avaliação pode ser realizada pela observação do envolvimento dos alunos nas etapas 1, 2 e 3 ou pela investigação, através de uma prova escrita, para verificar a aquisição de conhecimentos sobre o tema. A organização de um evento para expor os trabalhos realizados (desenhos de observação e memória) também pode ser uma interessante forma de avaliação, além der uma estratégia para despertar o interesse dos alunos sobre os temas tratados. Neste caso, é importante que alguns alunos se dediquem à comunicação visual da exposição: sinalização, textos explicativos, etiquetas para as obras. As etiquetas e textos devem ser legíveis, mas não devem chamar mais a atenção do que as próprias obras. Basicamente uma etiqueta deverá conter as seguintes informações: autor da obra, título, data, técnica e dimensões.