O componente educacional do website Flora Regional foi desenvolvido especialmente para que os conteúdos de História, levantamento Etnobotânico e conhecimento técnico sobre a flora regional possam complementar a base nacional comum dos currículos da Educação Básica.
As sequências didáticas apresentadas foram desenvolvidas a partir de uma revisão da bibliografia na área educacional (PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais de todas as séries da Educação Básica, LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Diretrizes Curriculares para Educação Ambiental e Currículo Oficial do Estado de São Paulo) e de um processo participativo, envolvendo professores que ministram aulas na cidade de Nazaré Paulista. Nas escolas foram realizadas oficinas para a apresentação do site e construção coletiva de situações de aprendizagem nas diversas disciplinas. Em cada uma dessas situações é possível encontrar a inspiração, a criatividade e a alegria da descoberta de mais uma ferramenta de ensino-aprendizagem com características da sociedade e da cultura local.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental e a proposta dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), a Educação Ambiental e o estudo de outros temas sociais relevantes devem ser implementados transversalmente. Assim, perpassando a construção de conhecimentos, competências e habilidades em diversas disciplinas, o objetivo deste trabalho é oferecer aos educadores algumas sugestões de aulas em que o site Flora Regional é acessado para contextualizar e enriquecer as situações de aprendizagem.
Todo o processo de construção deste componente de educação segue os seguintes princípios (Art. 3º LDB):
Através da metodologia aplicada foi possível valorizar os profissionais da educação escolar e estes, através das sequências didáticas criadas, sugerem a valorização da experiência extraescolar e a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. São educadores que estão reconhecendo o papel transformador e emancipatório da Educação Ambiental diante do atual contexto nacional e mundial, em que a preocupação com as mudanças climáticas, com a degradação da natureza, a redução da biodiversidade, os riscos socioambientais locais e globais evidenciam-se na prática social. Esta iniciativa deverá contribuir, através da educação formal, para a formação de uma geração de futuros cidadãos com participação ativa na defesa do meio ambiente.
Para os estudantes e professores de Nazaré Paulista nasce uma nova forma de aprender e ensinar. A reflexão sobre o uso de histórias da comunidade na sala de aula já é suficiente para criar alternativas à forma clássica de estudar, que subdivide a realidade em aspectos para que sejam analisados isoladamente por diferentes áreas do conhecimento. O desafio desses e de todos os professores é desenvolver a percepção de que o homem é parte da natureza e que a superação da crise, ambiental e civilizatória, que enfrentamos exige mudanças profundas na concepção de mundo, de natureza, de poder, de bem-estar, tendo por base novos valores. (PCN – Meio Ambiente).