: Seu João, qual o seu nome completo?
: É João Rosa Pereira.
: E você tá com quantos anos?
: 47.
: Você nasceu aqui mesmo [Moinho]?
: Não, nasci no município vizinho: Guarulhos.
: E veio pra cá...
: 1986 meu pai mudou definitivamente pra cá. Mas ele tinha negócios na década de [19]70, eu lembro da minha infância às vezes eu acompanhava ele até aqui.
: Ah então era a trabalho que seu pai...
: Era a trabalho. É que o meu pai, Nazaré Paulista e Guarulhos tinha uma área rural, então eles faziam negócio pela proximidade né? Que daqui a Guarulhos a divisa dá menos de 40 quilômetros. Fazia negócio na época de gado.
: Ah... então você tem uma história da infância também ligada à área rural...
: Tem, tem... Nasci na cidade, aí aos meus, foi em 1970, quando deu seis anos aí eu fui morar no sítio. Aí tive a vida... até 1977 foi quando eu fui pra casa da minha tia na cidade. Foi a primeira vez que pisei assim de vez na cidade. E aí gostei e não quis voltar mais não. O meu pai veio cá e...eu não vim, eu vim depois que já tinha a minha família constituída, já tava casado, aí os neto, aí vinha... aquela visita, cê vem vê seu pai, passa um dia e vai embora. Mas eu não gostava não.
: Mas então quando você mudou pra Nazaré foi pra cidade que vocês mudaram, pra cidade? Ou foi...
: Não meu pai... vou fazê um breve resumo: o meu pai foi um dos expulsos pelo progresso, porque ele tinha uma propriedade de cinco alqueires em Guarulhos, aí veio a construção do aeroporto na década de [19]80, aí valorizou, expulso em termos né, pela valorização, e ele pegou e vendeu e veio e comprou coisas de Nazaré [Paulista] e veio embora pra Nazaré.
: Entendi. E aí você é... hoje você trabalha com...que área que você...a sua profissão?
: A minha profissão? A minha profissão é desde [19]91 é motorista, seria logística.
: E sempre aqui no...
: Não, não... São Paulo, eu trabalhei em São Paulo até 2007. Em 2008 eu vim pra cá.